É a Lenda Que Embeleza a História
“Corria o terceiro quartel do séc. XVI e reinava o jovem D. Sebastião. A tranquilidade das freiras Xabregas do Convento de Santa Helena do Calvário, nesta Cidade de Évora, quebrou-se com a notícia da visita real. Foi um alvoroço com a chegada da comitiva.
A dada altura, um valido experimentado nas coisas protocolares, lembra à Madre Abadessa, que era uso oferecer um refrigério a Sua Majestade, sobretudo naquela tarde de Junho com o sol a zurzir na charneca. A monja respondeu com freático sorriso, que só havia “Pão Ralo”, azeitonas e água. E foi o que veio. O monarca comeu e apreciou.
Chegado ao Paço, despachou compensadora tença em benefício do pobre convento. Em agradecimento, a criatividade monástica, retribuiu com esta doce alegoria conhecida por Pão Rala, onde não faltam as azeitonas de massa pão escurecidas com cacau, que fez delícias do Régio Senhor e de todos nós.”
Esqueces-te-te de te lembrar de mim? De mim e do que trouxe à tua vida. De mim e do que tinha para lhe acrescentar. De mim e do que podias ter vivido. De mim...e também de ti...Fomos pois só uma lenda, sem história para contar?
Nop! Não te perdoo!!
0 Comments:
Post a Comment
<< Home